Seguidores

quinta-feira, 20 de maio de 2010

TATUAGEM - HISTÓRIA

Histórico resumido sobre a tatuagem

A tatuagem é uma aplicação subcutânea de pigmentos, feita por agulhas.
É uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. James Cook (1769) – “descobridor” do surf –, foi o primeiro a cunhar a palavra (tattow), também conhecida como tatau.

primeiras tatuagens, tatuagens em povos indígenas, tatuagens  primitivas
Primeiras
tatuagens, tatuagens em povos indígenas, tatuagens primitivas

Tatau é a onomatopeia da execução da tatuagem com ossos finos (como agulhas)
e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele. Existe uma versão – tudo é possível! –, que diz que “tat seria o barulho do instrumento que perfurava a pele e au o grito de dor da pessoa sendo tatuada”!... Vai saber?!?!...

Historicamente,
as mais antigas tatuagens conhecidas (5000 anos), são as da múmia encontrada entre a Áustria e a Itália, a já famosa Ötzi, que possuía 57 delas. Existiram no Egito (4000 anos) e eram usadas por polinésios, filipinos, indonésios, neozelandeses (os maoris as usavam no rosto). Nas Ilhas do Pacífico (séc. XVIII), alguns habitantes se tatuavam ao longo de suas vidas, até cobrirem todo o corpo. As tatuagens normalmente estavam ligadas a rituais religiosos e/ou mágicos.


tatuagem maori
Tatuagem Maori

Disseminação da tatuagem pelo mundo

A Europa
descobriu-as com a circunavegação. Índios tatuados eram levados para o continente para exibições, como o príncipe Giolo (filipino), que era tatuado da cabeça aos pés.


horace ridler, conhecido como omni - o homem zebra, considerado o  homem mais tatuado do mundo
Horace Ridler – “Omni - o homem Zebra”, era um aristocrata, falecido em 1969

No Brasil,
surgiu na década de 60, em Santos, introduzida por Knud Harld Likke Gregersen, um dinamarquês conhecido como Lucky Tattoo. Lucky mantinha uma loja na zona de boemia e prostituição da cidade e isso contribuiu muito para o estigma de arte marginal, preconceitos e discriminação social.

O estigma de "fora-da-lei" dos tatuados

O estigma de "fora-da-lei dos tatuados parece ter nascido com o costume.
A China (séc. VII), as considerava como sinal de barbarismo e eram usadas como punição, marcando criminosos. No Ocidente o papa Adriano I, ao argumento de que era “coisa do Demônio”, baniu seu uso. Na Inglaterra (1879), a tatuagem foi utilizada para a identificação de criminosos. O mesmo ocorreu nos campos de concentração nazistas, quando os judeus eram tatuados com números de série, no antebraço.

As pinups

As pinups e as tatuagens se encontram em Kate Vond D, a mais conhecida tatuadora do mundo, e em grande números das atuais pinups. Tatuar-se é, hoje, uma das características das mulheres que seguem o estilo das pinups.

o braço tatuado de kate von d
O braço tatuado de Kate Von D


pinups atuais tatuadas
As atuais pinups se tatuam

Nenhum comentário: