Seguidores

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

+Você é o que você veste+

"O estilo de cada pessoa mostra muito sobre sua personalidade, vida e história"
Por Ana Paula Schleier

Ilustração do Evento
Roupas de grife, calças rasgadas, vestimentas pretas dos pés à cabeça, somadas aos jeitos específicos de falar, aos assuntos tratados e aos gostos em comum. Toda pessoa possui um estilo diferente, que se assemelha ao de outras pessoas que têm aspirações parecidas. “Acredito que estilo pessoal é como DNA: cada um tem o seu, não se escolhe, não se oculta e não se abandona, pois está absolutamente relacionado à personalidade, história e maneira de vida de cada pessoa”, afirma Bia Kawasaki, consultora de moda, imagem e estilo.

Patricinha, alternativo, clubber... São diversas as formas de expressão representadas por roupas e atitudes, e apesar de se considerarem parte de uma dessas tribos, estas nem sempre estão isoladas no estilo das pessoas. “Ninguém é ´clássico´ absolutamente 100% da vida ou do seu dia. Imagine que piegas e que monótono seria!”, afirma Bia. Enquadrar-se em um perfil determinado, que misture o visual e a personalidade, não está necessariamente relacionado ao biótipo ou àquilo que está em alta no momento. Para Bia, o que pode exercer influência nessa ‘escolha’, se pode ser chamada assim, é a personalidade da pessoa atrelada às suas realidades passadas e atual. “Giorgio Armani disse certa vez em uma entrevista: ‘um homem e uma mulher de estilo jamais modificam radicalmente seu jeito de ser e de se vestir em função da moda’”, conta.

Por ser algo complexo, identificar o estilo que mais combina com alguém requer tempo, esforço e, muitas vezes, a ajuda de profissionais para analisar diversos itens, como história, profissão, ideais, crenças, desafios e, principalmente, os valores que permeiam a pessoa. “O único fator que pode atrapalhar no diagnóstico de um estilo pessoal é a falta de transparência ou de conhecimento próprio”, afirma a consultora.

Nenhum comentário: