Seguidores

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Prática de atividade física

Motivos importantes para a prática da atividade física

1 – Auto estima
A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo.

2 – Capacidade Mental
Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.

3 – Colesterol
Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas.

4 – Depressão
Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.

5 – Doenças Crônicas
Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cadíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.

6 – Envelhecimento
Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.

7 – Ossos
Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.

8 – Sono
Quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.

9 – Stress e Ansiedade
A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural – depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.
Conceitos importantes para a prática da atividade física

Avaliação Física

Antes de iniciar um programa de atividade física regular, é fundamental a realização de uma avaliação física para a prevenção de quaisquer riscos à sua saúde. Esta avaliação de estado de aptidão inclui quatro áreas.
- força muscular;
- flexibilidade articular;
- composição corporal (percentual de gordura, peso corporal magro e peso corporal desejável);
- capacidade funcional cádio-respiratória.

Todos estes dados colaboram para a formulação correta de um programa de exercícios individualizado, baseado no estado de saúde e de aptidão da pessoa.

Avaliação Correta

Adquira, progressivamente, bons hábitos alimentares. Faça cerca de 5 a 6 refeições moderadas por dia.

O café da manhã deve ser rico e diversificado, constituindo uma das principais refeições.

Elimine ou evite de sua dieta os alimentos que só contribuem com calorias e que não têm valor nutritivo.

Evite chá, café e álcool, pois podem causar uma indesejável diminuição da eficiência muscular.

Prefira água e sucos naturais, em detrimento de bebidas artificiais.

Evite alimentos gordurosos, pois além de prejudicar o processo digestivo, aumentam o colesterol e o percentual de gordura no organismo.

Inserir alimentos ricos em carboidratos é muito importante, porém o excesso pode ser transformado em gordura e depositado no tecido adiposo.

Use a roupa correta

Na prática da atividade física, a escolha da roupa é importante.

Não utilize aquelas que dificultam a troca de temperatura entre o corpo e o meio ambiente (evite tecidos sintéticos).

Prefira roupas claras, leves e que mantenham a maior parte do corpo em contato com o ar, facilitando a evaporação do suor.

Use tênis apropriado para a modalidade física escolhida.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

TATUAGEM - HISTÓRIA

Histórico resumido sobre a tatuagem

A tatuagem é uma aplicação subcutânea de pigmentos, feita por agulhas.
É uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. James Cook (1769) – “descobridor” do surf –, foi o primeiro a cunhar a palavra (tattow), também conhecida como tatau.

primeiras tatuagens, tatuagens em povos indígenas, tatuagens  primitivas
Primeiras
tatuagens, tatuagens em povos indígenas, tatuagens primitivas

Tatau é a onomatopeia da execução da tatuagem com ossos finos (como agulhas)
e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele. Existe uma versão – tudo é possível! –, que diz que “tat seria o barulho do instrumento que perfurava a pele e au o grito de dor da pessoa sendo tatuada”!... Vai saber?!?!...

Historicamente,
as mais antigas tatuagens conhecidas (5000 anos), são as da múmia encontrada entre a Áustria e a Itália, a já famosa Ötzi, que possuía 57 delas. Existiram no Egito (4000 anos) e eram usadas por polinésios, filipinos, indonésios, neozelandeses (os maoris as usavam no rosto). Nas Ilhas do Pacífico (séc. XVIII), alguns habitantes se tatuavam ao longo de suas vidas, até cobrirem todo o corpo. As tatuagens normalmente estavam ligadas a rituais religiosos e/ou mágicos.


tatuagem maori
Tatuagem Maori

Disseminação da tatuagem pelo mundo

A Europa
descobriu-as com a circunavegação. Índios tatuados eram levados para o continente para exibições, como o príncipe Giolo (filipino), que era tatuado da cabeça aos pés.


horace ridler, conhecido como omni - o homem zebra, considerado o  homem mais tatuado do mundo
Horace Ridler – “Omni - o homem Zebra”, era um aristocrata, falecido em 1969

No Brasil,
surgiu na década de 60, em Santos, introduzida por Knud Harld Likke Gregersen, um dinamarquês conhecido como Lucky Tattoo. Lucky mantinha uma loja na zona de boemia e prostituição da cidade e isso contribuiu muito para o estigma de arte marginal, preconceitos e discriminação social.

O estigma de "fora-da-lei" dos tatuados

O estigma de "fora-da-lei dos tatuados parece ter nascido com o costume.
A China (séc. VII), as considerava como sinal de barbarismo e eram usadas como punição, marcando criminosos. No Ocidente o papa Adriano I, ao argumento de que era “coisa do Demônio”, baniu seu uso. Na Inglaterra (1879), a tatuagem foi utilizada para a identificação de criminosos. O mesmo ocorreu nos campos de concentração nazistas, quando os judeus eram tatuados com números de série, no antebraço.

As pinups

As pinups e as tatuagens se encontram em Kate Vond D, a mais conhecida tatuadora do mundo, e em grande números das atuais pinups. Tatuar-se é, hoje, uma das características das mulheres que seguem o estilo das pinups.

o braço tatuado de kate von d
O braço tatuado de Kate Von D


pinups atuais tatuadas
As atuais pinups se tatuam

A EVOLUÇÃO DA MODA FEMININA


" A EVOLUÇÃO DA MODA FEMININA "


A moda feminina, na história da indumentária, passou por várias mudanças e evoluções com o decorrer das décadas.

Com tecidos drapeados, excesso de volume, redução do mesmo, as anáguas e anquinhas a moda modificava-se de acordo com o período e mudanças sociais de cada época.

Desse modo, é possível analisar a moda feminina em cada período histórico, com suas características próprias que davam à mulher condições específicas dentro da sociedade estudada.

Iniciando a análise pelo período da Belle Époque, pois foi nesse momento histórico que a indumentária feminina diferenciou-se realmente da indumentária masculina.

Os trajes masculinos ganhavam o toque masculinizado e traje padrão que podemos notar as referências até os dias atuais, com um corte inglês e modelagem reta padronizada.

Já a moda feminina continuava a se modificar e delinear uma aparência mais feminina.

Belle Époque - Uol

LA BELLE ÉPOQUE

A Belle Époque, iniciada no fim do século XIX, teve duração até 1914, início da Primeira Guerra Mundial.

Conhecida como Bela Época (do Francês), o período caracterizado na Europa refletia as mudanças sociais e culturais, nos pensamentos, na arte, arquitetura e, é claro, na indumentária.

O período da Belle Époque era considerado um momento de paz entre os países da Europa e uma época de evidenciar a beleza.

Outra caracterização da Belle Époque era o luxo e ostentação demonstrada pela classe alta.

Belle Époque - Moda.moda.moda

Algumas invenções surgiam para facilitar o cotidiano das pessoas. O cinema começava a aparecer, além do cabaré, cancan, e algumas formas de esporte como andar de bicicleta, andar a cavalo e hábitos de lazer como tomar banho de mar, o que influenciou a moda da Belle Époque.

O ideal de beleza desse momento histórico eram as formas curvas, estilo orgânico e ornamental e todas essas características influenciaram na área da moda.

A Belle Époque é associada ao bem-viver e ao estado de espírito das pessoas na Europa durante esse período.

La  Belle Époque

MODA FEMININA NA BELLE ÉPOQUE

A moda feminina no período da Belle Époque recebeu as modificações com características específicas de acordo com as mudanças que ocorriam na sociedade.

O exagero e a ostentação reinavam e eram representadas pelo volume excessivo, pelas penas, rendas e pérolas, além de babados, plissados, bordados, lantejoulas, rufos e outros ornamentos nos trajes femininos.

Trajes Belle Époque - Moda.moda.moda

O ideal de beleza eram as formas arredondas, estas foram ressaltadas nas curvas femininas: o espartilho era exageradamente apertado, o que deixava o corpo feminino em formato de “S”.

A moda da época era ter cerca de 40 cm de cintura, para isso muitas mulheres, não satisfeitas com o exagerado espartilho, operavam para a retirada das costelas flutuantes.

Além disso, a Belle Époque trouxe uma indumentária feminina que deixava todas as partes do corpo das mulheres cobertas por tecidos, apenas a face aparecia, até mesmo as mãos eram cobertas por luvas.

As golas altas e trabalhadas tinham a função de cobrir totalmente o pescoço das mulheres.

As anquinhas que sustentavam os volumes das saias desapareceram, porém as saias continuavam com volume, por meio do exagero de tecidos e uma forma de sino. O formato era muito estreito, o que atrapalhava até mesmo nos passos das mulheres da época.

Indumentária Feminina Belle Époque- Moda.moda.moda

O uso de bota era comum para esconder totalmente as canelas.

Chapéus e flores faziam parte dos acessórios que adornavam as cabeças, usados com coques.

Alguns anos se passavam na Belle Époque e surgia o hábito da prática esportiva, o que influenciou nitidamente na moda feminina, inclusive com o surgimento da bicicleta, o resultado foi um visual masculinizado nas roupas femininas.

Devido a essas mudanças, surgiu a saia-calção, um modelo bufante de peça inferior.

Outra inovação da moda feminina foi o aparecimento do tailleur, composto pela saia justa e longa e o casaco do mesmo tecido.

Como lazer, o banho de mar tornou-se comum entre as pessoas. Para essa prática, os trajes usados eram feitos de malha (em sua maioria fios de lã), além de uma capa protetora. Normalmente as mulheres usavam meias e sapatos durante o banho de mar.

Além de tudo, essa prática influenciou profundamente a moda infantil: além de uma cópia da moda adulta, após um tempo surge a moda feita especialmente para crianças, evidenciando a roupa de marinheiro infantil, um clássico nesse segmento.

Para diferenciar as classes, a alta costura fazia sucesso com a classe alta. O nome que se destacava era o de Worth. A Maison parisiense WORTH era a mais prestigiada do momento.

Outros nomes surgiam com o passar do tempo. Os criadores de alta costura adaptavam os trajes de acordo com as necessidades da época, misturando a estética e a buscava por novas soluções.

Essas características na indumentária feminina permanecerem por muito tempo, evidenciando um consumo de luxo.

Após um tempo, com o desenvolvimento do comércio e surgimento da burguesia define-se realmente o conceito de moda: um ciclo de imitação da burguesia em relação à nobreza e novas criações desta classe para evitar as copias dos burgueses.

Belle Epoque - Cr-Arte

A alta costura, por meio dos grandes costureiros determinava uma moda diferenciada para homens e mulheres: clássica e prática para a moda masculina e pesada para a feminina.

A Belle Époque no Brasil teve influência direta pela Europa. Os teares fabricavam somente tecidos grossos. Assim, a moda do Brasil copiava a européia. As mulheres usavam as roupas que chegavam de Paris, inclusive no verão, desde espartilhos, luvas, meias e chapéus, além do predomínio da forma corporal em S.

Desse modo, é possível notar as mudanças que ocorreram na moda feminina no decorrer das épocas. A indumentária feminina sempre passou por modificações que podem ser analisadas nos períodos históricos e varias adaptações que evoluíam com as distintas épocas nas sociedades históricas.